Dor Crônica

dor-cronicaA dor crônica é uma condição que afeta cerca de 60 milhões de brasileiros e mais da metade destes apresentam sério comprometimento em sua rotina. Os sintomas se caracterizam por dor musculoesquelética persistente há mais de 12 semanas, gerando consequências psicossociais importantes.

A dor crônica é uma doença muito difícil de ser curada. Trata-se de um problema complexo, que exige um trabalho interdisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes especialidades. Medicamentos e procedimentos intervencionistas oferecem o alívio da dor. A fisioterapia é imprescindível para promover a reabilitação. O trabalho psicológico e, em alguns casos, psiquiátrico, é importante, pois a dor crônica geralmente acarreta alterações emocionais, podendo levar a condições como a ansiedade e depressão. Pesquisas científicas também apontam ótimos resultados no uso da acupuntura. São muitas as opções de tratamento e é essencial que os profissionais envolvidos trabalhem de forma integrada, em um constante diálogo, para promover a saúde do sujeito como um todo e não apenas de seu sintoma.

Na dor crônica da coluna vertebral, o primeiro passo é o paciente entender e ser educado sobre dor. A Physio&Science faz isto para eliminar várias crenças irracionais que o paciente possa ter sobre sua coluna, que podem ter sido geradas por profissionais da saúde mal preparados no aspecto da abordagem contemporânea da neurociência, ou por experiências prévias mal sucedidas de tratamento. Estas crenças irracionais atrapalham consideravelmente a evolução clínica do paciente que deve ser a mais ativa possível e com uma avaliação em Subgrupos minuciosa para identificar se há algum componente mecânico que esteja contribuindo para a perpetuação dos sintomas. Caso não haja componente mecânico, a fisioterapia deve priorizar a educação do paciente em neurociência, fazendo com que ele aprenda sobre dor crônica e fisioterapia ativa onde ele mesmo é o responsável pela sua melhora através da aderência aos exercícios que serão expostos gradativamente para diminuir a ameaça que estes exercícios, muitas vezes, representam.

Para maiores informações acesse: Subgrupos