Disfunção Temporomandibular

DTM

O Sistema Mastigatório é a unidade responsável pela mastigação, fala e deglutição, além de desempenhar um papel importante no paladar e na respiração. Nesse sistema está incluída a articulação temporomandibular (ATM), responsável pelos movimentos da boca, como abertura, fechamento e lateralização. A ATM está localizada a frente da orelha, é composta pela mandíbula que se articula com o temporal, osso do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo e os distúrbios funcionais ocasionados nessa articulação são chamadas Disfunções temporomandibulares (DTM).

Estima-se que 35% da população apresentem algum sinal ou sintoma de DTM, e 5% a 10% necessitam de tratamento. Essa disfunção é mais presente em mulheres do que homens, na faixa etária dos 20 aos 40 anos, sendo que de 8 a 15% das mulheres desenvolvem sintomas crônicos associados à DTM, quando não tratados.

Os sintomas mais frequentes são: dores na face, na ATM, em músculos mastigatórios, dores na cabeça, no pescoço e na região da orelha. São comuns também as manifestações otológicas como zumbido, plenitude auricular e vertigem. Os fatores como apertamento dentário, ranger os dentes e estresse, são as situações que mais contribuem para o desenvolvimento e perpetuação dessa condição.

Os sinais dessa DTM são: grande sensibilidade à palpação dos músculos e da ATM, limitação e/ou incoordenação de movimentos mandibulares e ruídos articulares.

A causa da DTM é considerada multifatorial, envolvendo distúrbios físicos, psicológicos e funcionais. Por isso de acordo com a avaliação inicial será possível uma abordagem mais ampla, para indicar se há necessidade de um tratamento incluindo outros profissionais como: Fisioterapeutas, Dentistas, Médicos de Dor, Psicólogos e Psiquiatras.

A fisioterapia é um tipo de tratamento para as DTMs e tem como objetivo primário reestabelecer a qualidade de vida e ensinar ao paciente o que é a DTM e como ele deverá conduzir essa condição ao longo da vida. Após esse entendimento básico o tratamento é composto por recursos físicos que irão melhorar a condição dolorosa, inflamatória e funcional das ATMs e também da região do pescoço e coluna cervical.

TRATAMENTO DAS Disfunções Temporomandibulares (DTM)

• Eletroterapia (composta por correntes analgésicas e estimuladores musculares),
• Laser Terapia (feixe de laser que atua profundamente estimulando a regeneração celular e diminuição do processo inflamatório),
• Ultra Som (Terapia Combinada para aliviar pontos de tensão musculares e contraturas)
• Termoterapia (utilização de calor e frio, com objetivo de aliviar a dor através do processo de hiperemia e diminuição das contraturas musculares)
• Terapia Manual (técnicas específicas para melhorar a movimentação da boca e cervical, além de ajudar na dor articular e para pontos dolorosos musculares, conhecidos como pontos gatilhos)
• Cinesioterapia (realização de exercícios que irão restaurar a função mandibular e cervical).
Após a melhora do quadro doloroso o paciente é encorajado a iniciar uma atividade física, orientado pelo fisiotarapeuta, para manter a melhora do quadro e estimular o cuidado com a saúde em geral resultando na melhora da qualidade de vida.