Cirurgia: Discectomias

Hérnia de Disco

Hérnia de discoA  dor lombar (lombagia e lombociatalgia) é  atualmente uma das principais causas de consulta médica em todo mundo e uma das principais causas de falta ao trabalho e de incapacidade definitiva. É grande o impacto social e econômico com bilhões de dolares gastos anualmente e a lombalgia é considerada por alguns como epidemia.  Acomete homens e mulheres igualmente e costuma ter inicio entre 30 e 50 anos de idade e dois terços dos adultos irão sofrer de lombalgia em algum momento de suas vidas.

O disco vertebral é composto pelo núcleo pulposo e ânulos fibrosos. Ao longo do processo de envelhecimento normal de todas as pessoas, os ânulos fibrosos vão rompendo, e o núcleo pulposo vai se projetando para fora, o que chamamos de Protusão discal. Quando esses ânulos fibrosos rompem completamente são chamados hérnias discais.

hernia de disco_detalheEm um modelo  de tratamento baseado na patologia  como causa  da dor, o tratamento é direcionado para identificar a anormalidade estrutural  e aplicar medidas adequadas de tratamento. Sinais e sintomas nem sempre são correlacionados com a alteração ou anormalidade estrutural e na maioria dos casos, os sintomas desaparecem mesmo quando a anormalidade estrutural não esteja completamente corrigida ou eliminada. Radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada apresentam altas taxas de falso-positivo em indivíduos sem dor lombar, ou seja, nem tudo o que os exames e laudos mostram estão relacionados com os sintomas apresentados. É preciso ter cuidado, pois grande parte da população que não apresentam dor lombar, apresentam problemas discais como protusão ou hérnia de disco.

TRATAMENTO DA LOMBALGIA E LOMBOCIATALGIA

Conheça os tratamentos do sistema de classificação em Subgrupos (www.subgrupos.com.br).

Escoliose

EscolioseA escoliose idiopática do adolescente é definida como uma curva lateral e rotacional da coluna vertebral, medindo pelo menos 10 graus, determinados pelo método de Cobb. É uma deformidade da coluna, da caixa torácica e da cintura pélvica. Como o próprio nome indica, a etiologia da escoliose idiopática da adolescência é desconhecida e descrita como multifatorial, e diversos estudos têm mostrado que sua prevalência é maior no sexo feminino. Em geral, seu diagnóstico é feito por exclusão. As curvas escolióticas progridem durante o estirão de crescimento, podendo também progredir na vida adulta, resultando em graves deformidades. No Brasil, a prevalência varia entre 1,03 e 15,8%. Exames rotineiros para detecção de deformidades na coluna vertebral em crianças e adolescentes são de fundamental importância para o diagnóstico precoce, quando a maioria dos casos não demanda tratamento cirúrgico.

TRATAMENTO DA ESCOLIOSE

A mera observação de uma deformidade vertebral talvez seja a forma de tratamento conservador mais comum, já que a maioria das deformidades não é progressiva. Como regra geral, as curvaturas abaixo de 20° podem ser observadas em todos os tipos de escolioses. As revisões clínicas devem ser feitas a cada quatro meses, com radiografias obtidas somente em curvas nas quais surjam dúvidas em relação à possível progressão e possam ter importância na mudança de tratamento.

USO DE ÓRTESES

Como regra, a principal indicação para os coletes se encontra nas escolioses idiopáticas de porte médio, ou seja, 20° a 40°, e nas cifoses que envolvem várias vértebras, como na doença de Scheuermann ao redor de 50° a 70°. As escolioses congênitas, por estarem influenciadas pelo crescimento desequilibrado da vértebra, e as escolioses neuromusculares, devido à constrição do tórax que acarretam, não respondem bem ao tratamento conservador.

Sacroileite

SacroileiteA sacroileite é definida como uma dor originada da articulação sacrilíaca, originada por uma degeneração ou alteração da mobilidade articular. É considerada como fonte primária de dor em 15% dos pacientes com dor lombar baixa e dor na região glútea. Esta epidemiologia não é tão exata. Alguns estudos demonstram a incidência de 13% a 30%.

Quando a sacroileite é decorrente de um processo degenerativo, a maior incidência é depois da terceira década de vida.

sacroileite_detalheA causa mais comum de dor da articulação sacrilíaca é idiopática. A literatura não revelou uma correlação precisa entre a história dos pacientes e o diagnóstico de sacroileite. Porém, existem alguns potenciais causadores do processo inflamatório e da dor: hiper / hipomobilidade, alteração ligamentar, tensão capsular, forças de compressão e cisalhamento e distúrbios miofasciais.

O seu diagnóstico é ainda mais difícil. Na tentativa de elaborar um exame clínico confiável, com alta especificidade e reprodutibilidade, foram selecionados 5 testes para elaborar um esquema de avaliação da articulação sacrilíaca. A fisioterapia atua no controle dos sintomas, ganho de mobilidade, liberação miofascial e fortalecimentos musculares específicos.

Cirurgia: Discectomias

discectomia_detalheDiscectomia é um processo cirúrgico, que consiste na remoção do disco intervertebral ou parte dele. É indicado quando existe uma compressão nervosa importante, ocasionando principalmente a perda de força e alteração de reflexos. Geralmente só é realizada após a falha dos métodos de tratamento conservador, como a fisioterapia e medicamentos.

Para maiores informações sobre a fisioterapia, visite www.subgrupos.com.br/pos-cirurgico.

Cirurgia: Artrodese

artrodese_detalheA artrodese ou fusão da coluna lombar consiste em um procedimento cirúrgico que visa conectar duas ou mais vértebras permanentemente com o uso de parafusos, hastes ou placas.

Normalmente o tratamento cirúrgico é indicado quando o tratamento conservador bem feito (fisioterapia/ medicação) não teve sucesso, quando existem perdas neurológicas (perda de força, reflexos e/ou sensibilidade), fraturas e ou listeses avançadas (escorregamento de vértebra).

A cicatrização óssea geralmente leva de 6 a 8 semanas e o paciente faz uso de colete estabilizador nas primeiras semanas. Depois disso o grande objetivo é recuperar a função normal, trabalhando força e ganho de controle motor.