Ombro

Tendinite de Ombro

Tendinite de ombroA tendinite é a inflamação de algum tendão, uma estrutura fibrosa que recebe pouco sangue e que tem como principal função transmitir a força gerada pelos músculos aos ossos, determinando os movimentos do nosso corpo. O problema se manifesta através de dores próximas às articulações que podem aparecer após exercícios, movimentos repetidos ou carregar peso (bolsas, compras de supermercado, malas, entre outros).
A tendinite de ombro apresenta-se com dores pontuais, que podem se espalhar para o braço até o cotovelo. Também pode haver aumento de temperatura local e presença de vermelhidão na pele.
O diagnóstico é realizado através das queixas do paciente, avaliação de movimentos e força muscular, além de exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética.

TRATAMENTO DA TENDINITE DE OMBRO

O tratamento é clínico, após o diagnóstico é indicado repouso e fisioterapia analgésica para controle da dor e do processo inflamatório. Em seguida é realizada fisioterapia para alongamento e fortalecimento de todos os músculos e tendões da região que envolvem o ombro e cotovelo.

Capsulite adesiva

Capsulite adesivaÉ uma condição dolorosa associada a uma perda severa de movimento no ombro. Pode estar associada a uma lesão ou pode ocorrer gradualmente sem causa aparente. Existe uma inflamação da cápsula articular que se “enruga”, diminui de tamanho e fica mais rígida. Isto limita seriamente a capacidade do ombro se movimentar, e faz com que o ombro “congele” causando muita dor. A causa do ombro congelado é um grande mistério. Uma teoria é a de que ela pode ser causada por uma reação auto-imune. Em uma reação auto-imune o sistema de defesa do organismo, que normalmente protege das infecções, por engano começa a atacar os tecidos normais do próprio corpo. Isso provoca uma intensa reação inflamatória no tecido que está sob ataque. Ninguém sabe por que isso ocorre tão de repente. Pode começar depois de uma lesão no ombro, fratura ou cirurgia. Ele também pode iniciar após período de imobilização, mesmo em ombros normais. Isso pode acontecer após uma fratura no punho, quando o braço é mantido em tipóia por várias semanas. Por alguma razão, imobilização de uma articulação após uma lesão parece desencadear a resposta auto-imune em algumas pessoas.

TRATAMENTO DA CAPSULITE ADESIVA

O tratamento da Capsulite Adesiva é principalmente conservador (fisioterapia) sem necessidade de cirurgia. Na fisioterapia são realizadas mobilizações no ombro associado a exercícios para ganho de mobilidade domiciliares. Após ganho importante de amplitude, é orientado fortalecimento muscular.

Fratura de Ombro

FraturaAs fraturas e luxações que acometem o terço proximal do úmero correspondem a cerca de 5% das fraturas nos adultos. Na grande maioria das vezes são fraturas sem deslocamento ou com deslocamento mínimo, que não necessitam de cirurgia.
Geralmente acometem pacientes idosos, e nesta faixa etária usualmente há uma fragilidade óssea, bastando um trauma banal para que a fratura ocorra. Quando acomete pacientes jovens, por terem boa estrutura óssea, as fraturas, em geral, são decorrentes de um trauma violento, sendo, portanto, fraturas mais complexas e de difícil tratamento.

TRATAMENTO DA FRATURA DE OMBRO

O tratamento vai depender do tipo de fratura e seus eventuais desvios, porém, depende do tipo de paciente a ser tratado; sua idade, suas condições clínicas e atividade física. Inúmeros são os tipos de fraturas e são divididas conforme o número de fragmentos ósseos, chamados de “partes”.Os objetivos da fisioterapia normalmente são o controle de dor e edema quando houver, ganho de amplitude de movimento, fortalecimento musculares e treino sensório motor.