Cefaléia

Cefaleia

CefaléiaA cefaleia cervicogênica é um tipo de dor de cabeça secundária, que se origina das disfunções na coluna cervical. Dois critérios principais são fundamentais para o diagnóstico na diferenciação dos outros tipos de cefaleia: padrão de sintomas que se inicia no pescoço e migra para região centro ocular e dor frequentemente do mesmo ou um lado da cabeça (unilateral). Outros achados comuns em pacientes com cefaleia cervicogênica incluem dores provocadas por movimentos cervical ou de postura mantidas por longo período, ou cefaleia provocada por pressão em pontos musculares na região de trapézio superior, elevador da escápula e musculatura posterior paravertebral da cervical.

TRATAMENTO PARA CEFALEIA

Conheça os tratamentos do sistema de classificação em Subgrupos (www.subgrupos.com.br).

Dor Cervical

Dor CervicalA coluna cervical é vulnerável a diversos tipos de sobrecarga no dia a dia, como posturas inadequadas, doenças degenerativas das articulações e dos discos intervertebrais, traumatismos. Além disso, alterações psicoemocionais podem estar diretamente ligadas aos sintomas, como a depressão, ansiedade e estresse emocional.

Os problemas na coluna cervical podem acometer cerca de 48% das mulheres e 38% dos homens, gerando importantes comprometimentos das funções do dia a dia, da produtividade e do desempenho em esportes.

De forma geral, podemos dividir as dores em puramente cervicais (somente no pescoço) e em cervicais que apresentam repercussões como irradiações para os braços, chamadas de cervicobraquialgias. As dores cervicais podem ter origem nas articulações que formam toda a região cervical, além dos discos intervertebrais que separam cada vértebra. Já as cervicobraquialgias podem acontecer quando existe uma compressão das raízes dos nervos que nascem na coluna cervical e se dirigem por todo o membro superior.

Entretanto, devemos ter cuidado ao analisar os achados de uma ressonância ou tomografia. Diversos estudos mostram que cerca de 75% dos indivíduos que não apresentam dor cervical mostram alguma alteração na ressonância magnética, como hérnias de disco, artrose e osteofitose (“bicos de papagaio”). Por isso, o exame de imagem é somente uma parte do diagnóstico, sendo mais importante um exame físico completo e detalhado.

Em geral, as principais queixas dos pacientes são dores no pescoço e/ou no braço, comprometimentos das funções no dia a dia, redução da amplitude de movimento, rigidez e perda de força e formigamento no membro superior. Em alguns casos, os sintomas podem piorar com situações de estresse emocional e ansiedade. Em certos casos, também podem ocorrer dores de cabeça de origem cervical, chamadas de Cefaleia Cervicogênica. Alterações da Articulação Temporomandibular (ATM) também podem estar relacionadas aos sintomas na coluna cervical.

TRATAMENTO PARA DOR CERVICAL